Hoje 29 de Maio no dia Mundial da Saúde Digestiva queremos trazer um alerta para prevenção e cuidados das Doenças Gastrointestinais.
Embora sejam doenças comuns nas pessoas, nem sempre é cuidada de forma adequada, pois nem sempre as pessoas buscam ajuda médica nestes casos, podendo gerar complicações ou evoluir para quadros mais graves.
Esse cuidado envolve diagnóstico e tratamento médico com Gastroenterologista e/ou Coloproctologista.
DOENÇAS GASTROINTESTINAIS MAIS COMUNS
Diarreia: normalmente ocasionada de infecções virais, resultado de uma reação adversa ao uso de determinados medicamentos, intolerância alimentar ou intoxicação alimentar.
Quando não controlada, pode levar o paciente a um quadro de desnutrição e desidratação.
Prisão de Ventre: caracterizada pela presença de fezes endurecidas, dificuldade de evacuação e um período mais prolongado de constipação.
Alguns hábitos alimentares são determinantes na causa desse distúrbio. Dor ao evacuar, inchaço do abdômen, algumas vezes sangramento anal e alterações no humor são as principais consequências da prisão de ventre.
Infecções Intestinais: normalmente ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos estragados, mal higienizados ou contaminados por bactérias. Seus sintomas são dor abdominal, febre, desidratação, diarreia e mal-estar.
Normalmente, hidratação rigorosa e em alguns casos o uso de antibióticos são suficientes para recuperação, sendo sempre necessário procurar um médico, pois em casos extremos pode levar a morte.
Gastrite: consiste na inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste o estômago. Pode ser persistente e se não tratada pode agravar-se para casos como úlceras.
Apendicite: A inflamação do apêndice ocorre quando existe o inchaço do órgão ocasionado por fezes, tumores ou infecções virais. O seu rompimento causa dores extremas e pode levar a morte caso o órgão não seja removido rapidamente.
Fique alerta aos sinais que podem ser inflamação do apêndice: náuseas, calafrios, febre, dor na parte inferior direita do abdômen, vômitos, perda do apetite e constipação.
Pancreatite A inflamação do pâncreas, pode causar perda de peso, náuseas, sudorese, pele amarelada, fria e úmida. A dor abdominal e fezes gordurosas podem ser observadas, indicando o mau funcionamento dessa glândula. A inflamação pode variar entre aguda, crônica, pela presença de um pseudocisto pancreático (acúmulo de líquidos que se assemelha a um cisto) ou um abscesso pancreático.
Fique atento aos sintomas de cada uma das doenças descritas, mas lembre-se o diagnóstico exato só poderá ser dado por um especialista que também orientará para o tratamento específico ao seu caso.